contato@azdesenvolvimentohumano.com.br
(11) 94564‑9623

Logoterapia

LOGOTERAPIA

A Logoterapia também é conhecida como Terceira Escola Vienense de Psicoterapia pelo impacto das ideias de seu criador, o psiquiatra e professor da Universidade de Viena Viktor Frankl (1905-1997). A abordagem sucedeu a da Psicologia Individual, do psicólogo Alfred Adler (1870-1937), e a da Psicanálise, de Sigmund Freud (1856-1939).

Ela nasceu do termo LOGOS que significa a cura através do sentido/do significado.

Um grande diferencial desta teoria é que ela é aberta a sua própria evolução e outras contribuições, ou seja, Viktor Frankl já trazia na sua teoria o conceito da evolução dos ser humano e suas questões emocionais de acordo com a época, ele acreditava que as abordagens deveriam estabelecer um diálogo para contribuir por um bem maior de ajuda ao ser humano.

A logoterapia traz a visão de um ser humano BIO-PSICO-ESPIRITUAL, ele traz a visão NOÉTICA do homem.

A logoterpia se baseia em três pilares fundamentais:

SENTIDO PARA A VIDA: a vida sempre tem um sentido, sempre há um propósito maior, em tudo o que acontece há algo de significativo.

VONTADE DE SENTIDO: o ser humano nasce com este desejo de encontrar o seu sentido, o seu propósito, é natural transcender para algo ou além de si mesmo.

LIBERDADE DE VONTADE: o ser humano é livre para fazer suas escolhas, mesmo nas mais adversas situações há a liberdade incontestável de como escolhe reagir as situações. Neste contexto Viktor Frankl diz que toda essa liberdade deve vir acompanhada de um senso de responsabilidade, que envolvem questões éticas e morais.

Se compreendemos que todos buscam um sentido para a vida, como podemos encontrá-lo? Segundo Viktor Frankl podemos através:

Valor de criação, que diz respeito a tudo o que fazemos ao mundo com o nosso trabalho. Ou seja, é quando entendemos que ele é importante. É o que a pessoa entrega para o mundo.

Valor de experiência, que diz respeito ao que recebemos do mundo, como as práticas diárias de ir ao cinema, estar entre amigos, conviver em família, amar e ser amado. São as experiências através das relações.

Valor de atitude, que diz respeito à reação quanto ao sofrimento, culpa e morte. Aqui, é o entendimento de que existem situações que independem da nossa vontade.

Para a logoterapia todos nós estamos condenados a TRÍADE TRÁGICA: DOR – CULPA – MORTE, ou seja, em algum momento vamos nos deparar com estes sentimentos e caberá a nós escolhermos qual o significado daremos e qual o sentido será aplicado a estas vivências.

O LADO OPOSTO DA VIDA COM SENTIDO É O VAZIO EXISTENCIAL

O SENTIMENTO DO VAZIO EXISTENCIAL SÓ EXISTE PORQUE SOMOS HUMANOS, faz parte do nosso processo, é algo normal, ou seja, NÃO É PATOLÓGICO, no entanto não podemos desconsiderar que é um mal que assombra a vida de muitas pessoas, justamente, pela falta de sentido e propósito na vida. Esse vazio existencial leva a: DEPRESSÃO – AGRESSIVIDADE – DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

Pessoas que vivem o estado de VAZIO EXISTENCIAL acabam por se entregarem ao:

CONFORMISMO: que é FAZER O QUE TODOS FAZEM
TOTALITARISMO: que é FAZER AQUILO QUE QUEREM QUE ELE FAÇA