contato@azdesenvolvimentohumano.com.br
(11) 94564‑9623

Educação Emocional nas Instituições

No Brasil existe uma lei que prevê a inclusão da educação emocional nas escolas. A Lei nº 13.796, sancionada em 2019, inclui a “promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todas as formas de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas” como parte do currículo escolar.

Dentre as medidas de conscientização previstas, a lei inclui a “promoção de cultura de paz e de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas” e “a promoção de práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes”.

Embora a lei não detalhe especificamente como essa educação emocional deve ser incorporada ao currículo escolar, ela estabelece a necessidade de se incluir o tema na formação dos estudantes, o que abre espaço para iniciativas que visam desenvolver habilidades emocionais em crianças e jovens nas escolas brasileiras.

Educar é sempre um trabalho conjunto entre família e escola. A escola é corresponsável no desenvolvimento emocional dos alunos, ela deve criar oportunidades de desenvolver o ser humano em sua plenitude, ou seja, também no aspecto emocional e não apenas cognitivo.

Lembremos que é na escola que acontecem as primeiras socializações, neste ambiente é que os indivíduos aprendem a conviver em sociedade, desenvolvem habilidades sociais e identificam valores importantes como o respeito, a cooperação e a tolerância.

Através da educação, as pessoas adquirirem habilidades e conhecimentos que lhes permitam desenvolver suas capacidades e potencialidades, bem como aprender a se comunicar, cooperar e resolver problemas de forma eficaz, mas para que isso aconteça é preciso que haja um bom desenvolvimento emocional, é preciso que os educandos compreendam a importância de se desenvolverem como seres humanos. Além disso, a educação pode ajudar a promover a igualdade de gênero e a lutar contra a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza.

Nós temos grande enfoque na EDUCAÇÃO EMOCIONAL POSITIVA que tem como base a teoria da Psicologia Positiva.

Que possamos juntos construir uma educação mais forte e justa.

Saiba mais