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Encontrando seu Porquê

Este é um Guia resumido do Livro: ENCONTRE SEU PORQUÊ do autor Simon Sinek, o objetivo é compartilhar alguns trechos que possam contribuir para sua compreensão e reflexão acerca do trabalho que estamos prestes a iniciar.

Vamos lá?

Bom, que tal pensarmos sobre o que é a REALIZAÇÃO?

A realização é um direito, não um privilégio. Cada um de nós tem o direito de se sentir realizado com o trabalho que faz, de acordar inspirado para ir trabalhar, de se sentir seguro quando está desempenhando suas funções e voltar para casa com a sensação de que contribuiu para algo maior que a si mesmo. A realização não é uma loteria. Não é uma sensação reservada para poucos.

Realização é mais profunda. A realização é duradoura. A diferença entre felicidade e realização é a diferença entre gostar e amar.

A realização vem quando nosso trabalho se conecta, diretamente, com nosso PORQUÊ.

A felicidade vem do que fazemos. A realização vem do porquê fazemos.

A questão é que não é o dinheiro que motiva as pessoas. O PORQUÊ vai muito mais fundo para compreender o que nos motiva e nos inspira. Ele é o propósito, a causa ou a crença por trás de toda organização e da carreira individual de cada um.

Você sente-se realizado? (só reflita…)

Antes de partimos para seu PORQUÊ quero compartilhar um conceito muito importante.

O conceito do CÍRCULO DOURADO.

O CÍRCULO DOURADO

Em síntese Simon Sinek identifica um padrão no modo de comunicar utilizado por grandes líderes e corporações e a partir disso ele concebeu um diagrama, o qual nomeou como círculo dourado, que é dividido em três camadas, uma mais central, uma intermediária e uma nas extremidades, formando um tipo de alvo.

A camada central do Círculo Dourado é o PORQUÊ, a intermediária é o COMO e mais periférica é o O QUÊ.

Isso é, para obter sucesso é preciso ir além da primeira camada, ou seja, é preciso saber além do quê fazer. Segundo Simon Sinek todas as empresas sabem o que fazem, algumas entendem como, mas poucas sabem por quê.

Quando exploramos mais adentro do círculo dourado, é possível entender qual o segredo do sucesso de empresas como a Apple e líderes como Martin Luther King.

Afinal, quando as pessoas conseguem entender as razões de suas funções e o valor de sua colaboração, a motivação e desempenho se tornam maiores, isso porque há uma conexão direta com o que traz sentido para suas vidas.

Vamos entender um pouco mais sobre esse conceito:

A parte externa do Círculo Dourado – O QUÊ – corresponde à parte externa do cérebro – o neocórtex, responsável pelo pensamento racional e analítico. Ela nos ajuda a compreender fatos e números, características e benefícios. O neocórtex também é responsável pela linguagem.

As duas partes no centro do Círculo Dourado – o PORQUÊ e o COMO – correspondem à parte intermediária do cérebro, o sistema límbico. Essa é a parte responsável pelo nosso comportamento e pelas decisões que tomamos, além de responder também pelos nossos sentimentos, como a confiança e lealdade. Porém, ao contrário do neocórtex, o sistema límbico não tem habilidade para a linguagem. É daí que vem a “intuição” – a sensação que temos diante de decisões que precisamos tomar e que temos dificuldade em explicar.

Por isso, não conseguimos, muitas vezes, explicar porque gostamos de uma marca ou queremos nos conectar a uma pessoa, tudo está ligado ao nosso sentimento e, não a nossa racionalidade. Quanto temos bem claro NOSSO PORQUÊ essas conexões se tornam mais coerentes e consistentes com nosso jeito de ver o mundo, vamos criando relações mais genuínas, honestas, em todas as áreas, aqui não estamos falando aqui só de aspectos profissionais, mas de toda e qualquer relação.

O Círculo Dourado é uma ferramenta para nos ajudar a conquistar um sucesso gratificante e de longo prazo.

Compreendido o Conceito de REALIZAÇÃO e do CÍRCULO DOURADO e, claro a importância de ENCONTRAMOS O PORQUÊ, podemos seguir para a etapa da descoberta do seu Porquê.

Quando você começa pelo PORQUÊ, os que acreditam no que você acredita são atraídos para você por razões muito pessoais. São esses que são sensíveis a seus valores e suas crenças – não à qualidade de seus produtos, eles querem se conectar a esse sentimento que transcende e que traz um sentido e significado maiores de impacto no outro e no mundo, por isso é tão importante ter a clareza do seu PORQUÊ, lembre-se seus produtos e serviços apenas ajudam você avançar com a sua causa.”

Amanda Zanutim