Somos responsáveis pelo que criamos totalmente com nossas atitudes, e a isso chamamos de livre arbítrio. Você tem a liberdade de reagir perante os eventos e circunstâncias. Assim, desenvolvendo consciência espiritual, haverá gradualmente o desapego às coisas e aos seus resultados e às suas expectativas quase sempre frustrantes, e você aprende a cultivar ações materiais e espirituais positivas. Deste modo, você elimina consequências desfavoráveis do carma e cria perspectivas mais positivas para a vida material e espiritual no modo da bondade.
A Lei do Livre Arbítrio é um tema importante na Bíblia. Ela ensina que Deus criou os seres humanos com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões, sem serem forçados ou coagidos por qualquer outra força. Isso significa que cada pessoa tem a liberdade de escolher seu próprio caminho e fazer escolhas que afetam seu destino. Vejamos alguns exemplos:
Deuteronômio 30:19-20: “Hoje chamo os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e seus descendentes vivam, amando o Senhor, o seu Deus, obedecendo a ele e se apegando firmemente a ele, pois dele é a sua vida e ele os fará prosperar.”
João 3:16, que é um versículo bem conhecido da Bíblia que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”